quarta-feira, 28 de julho de 2010

Parque Nacional das Emas em Chapadão do Céu

Falando ainda de Chapadão do Céu em Goiás, temos o belissimo Parque Nacional das Emas
Chapadão do Céu é o principal portal de entrada para a maior área preservada do Bioma Cerrado em todo o planeta: o Parque Nacional das Emas, com uma riquíssima variedade de flores, plantas, animais e centenas de espécies de pássaros, além de paisagens belíssimas em área de Cerradão, Cerrado, Mata Ciliar, Campo Úmido, Campo Sujo, Campo limpo e Veredas.

São 131.868 hectares de reserva, onde o visitante poderá observar, além de rica vegetação, corredeiras de águas cristalinas, animais como Veados-campeiros, Tamanduá-bandeira, Lobo-guará, Emas, Araras-Canindé, Tucanos, Sucuris, e diversas outras espécies. A denominação Parque Nacional das Emas é decorrente da presença, na região, de grande quantidade dessas aves (Rhea americana). Podem ser observados também uma grande quantidade de cupinzeiros - morada dos cupins - feitas de barro que se eleva do solo a alturas que chegam ultrapassar um metro, que, em certas épocas do ano irradiam uma luz fosforecentes, de tom azul-esverdeado, produzido pelas larvas dos cupins, o que dá a noite um colorido muito harmonioso. Fenômeno chamado Bioluminescência.

O Parque Nacional das Emas foi criado pelo Decreto nº 49.874 de 11 de janeiro de 1961, assinado pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek, com o objetivo de proteger uma amostra representativa do bioma Cerrado, em 6 de abril de 1972, o Decreto nº 70.375 define os limites da unidade de conservação. O Parque situa-se no chamado Planalto Central no extremo sudoeste no estado de Goiás nos municípios de Mineiros e Chapadão do Céu, entre as coordenadas 17º 50' a 18º 15' de latitude Sul e 52º 30' a 53º 10' a oeste de Greenwich, já na fronteira com o estado do Mato Grosso do Sul. São duas entradas de acesso aos visitantes, uma a 25km de Chapadão do Céu pelo portão Guarda do Bandeira, que leva à sede do Parque e outra a 80km de Mineiros pelo portão Jacuba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário